Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vamos falar um pouco sobre a importância do Álbum de casamento e vou dividir com vocês algumas dicas como escolher fotos para o álbum de casamento.
O dia do casamento é único, muito especial e de fato inesquecível, mas passa tão rápido que mal nos damos conta…e já acabou!
O registro desse momento mais precisamente a fotografia de casamento desempenha um papel muito importante, pois é graças às fotos de casamento que podemos reviver esse dia e lembrar de cada momento!
Não existe maneira melhor de revisitar essa história do que olhar as fotos impressas no álbum.
É diferente de ver as fotos na tela do computador, no papel elas ganham vida! Deixam de ser algo virtual e se tornam real, como se um fragmento de tempo daquele dia ganhasse vida em nossas mãos.
É impossível fazer uma lista genérica para todos noivos com fotos que não podem faltar. Cada casamento, cada casal é único, e cada álbum deve contar uma história única. Porém existem algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa e deixar o seu álbum mais harmonioso e esteticamente equilibrado.
Pensem no álbum de casamento como uma linha do tempo.
Deve existir uma linha cronológica nesse dia do casamento, do making of ao fim da festa.
Lembrem-se de detalhes que são mais importantes para vocês.
Detalhes da decoração, gestos e olhares, pessoas especiais que não podem faltar. Após essa análise, escolham as melhores imagens de cada um desses momentos.
O álbum é um registro da união dos noivos.
Portanto ele deve ser pensado para vocês e para os filhos de vocês e não para os convidados! É tentador tentar agradar a todos, mas esse é um registro de vocês! Não tenham medo ou vergonha de não escolherem algum convidado ou aquela foto que todo mundo fala que deve ter. O álbum é de vocês.
Escolhi muitas fotos…e agora? Como filtrar e selecionar as melhores?
Sempre dou essa dica para meus noivos. Na primeira seleção, escolha todas as fotos que mais gostar, separe das outras. A partir dessa primeira seleção, faça uma segunda, só que agora escolhendo as favoritas de cada momento! Selecione poucas fotos, mas de todos os momentos. Você vai perceber agora que tem muitas fotos repetidas, dos mesmos acontecimentos, com pequenas variações, essas não precisam ir para o álbum! Retire as repetidas, e verifique se faltou algum momento importante!
Quantas fotos da cerimonia e da festa devo escolher? Quantas fotos escolher de cada momento?
Não existe regra! Quando você fecha os olhos e lembra desse dia, quais momentos vem à sua mente primeiro? O que foi mais emocionante? Escolha mais fotos daquele momentos do casamento que foram mais marcantes. Assim você consegue ser mais criterioso, com outras fotos secundárias.
É preciso escolher fotos com TODOS os convidados?
Escolha as pessoas que realmente são importantes para você. Uma dica para resolver aquela questão “Mas, se eu colocar tio Zé preciso por a foto do tio Rafa, senão ele fica chateado, mas eu quase nem o vejo.”, revele a foto do tio Rafa e envie acompanhado de uma linda cartinha de agradecimento.
Segui todas as dicas, e ainda assim estou com dúvidas…e agora?
Peça ajuda ao fotógrafo. Após ao até mesmo durante a seleção. Caso esteja com muito mais fotos do que o combinado, nos informe! Terei o maior prazer em ajudar. Às vezes na seleção algumas fotos são bem parecidas, apenas em ângulos diferentes, na hora da diagramação conseguimos escolher a melhor, sem comprometer a cronologia da história. E não esqueça que o álbum antes de ser enviado à gráfica, passará sempre pela aprovação dos noivos! A palavra final é sempre de vocês!
Confira abaixo algumas laminas do álbum de casamento da Nina e do Pedro, um mini wedding intimista.
Acompanhe nosso trabalho também no Instagram.